Seguidores

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Perú recheado

Perú recheado

Existe sempre uma primeira vez para tudo, e este ano foi o nosso primeiro Natal em casa com alguns familiares e os filhotes a disfrutarem dos presentes de natal. Todos juntos no aconchego da lareira e no calor da cozinha, a fritar sonhos e coscorões e a preparar o perú, e a ouvir as gargalhadas dos pequenos animados a brincar e a correr pela casa.
Basta isto, família, alegria e boa comida para partilhar para ser feliz.
Espero que o vosso natal também tenha sido rico em companhia e alegria e partilha de bons momentos.
Foi a primeira vez que fiz um peru recheado, ia fazer a receita de uma amiga, mas depois não consegui ter acesso a receita e acabei por fazer mesmo a do livro base da TM31, uma vez que era uma receita já testada e não queria arriscar as fazer outra e a falhar.
Se não fizeram no dia de natal, ainda vão a tempo de fazer no Ano Novo que esta já ai a porta.

A foto… pobrezinha foi a que se conseguiu…




Ingredientes
10 dose/s

6000 kg de peru
500 g sal grosso
2 Laranjas
1 Limão
150 g cebola
4 Dentes de alho
300 g bacon, cortado em cubos
30 g azeite
550 g carne de novilho picada
1 louro
1 c. chá sal
pimenta, q.b.
700 g vinho branco
40 g Salsa picada,
100 g azeitonas verdes sem caroço
1 ovo M
150 g manteiga
1000 g castanhas, congeladas
18 chalotas
300 g alperces secos
1 Ananás ou abacaxi, pequeno às rodelas

Preparação:

De véspera coloque o peru dentro de um alguidar grande onde fique à vontade e cubra com água fria. Adicione o sal, as laranjas e o limão cortados em rodelas e deixe a marinar.

Coloque a salsa no copo e pique 3seg/vel7. Retire metade e reserve, coloque a manteiga no copo juntamente com a salsa que la deixou e misture 15seg/vel4. Retire e reserve esta manteiga com salsa.

Para o recheio coloque no copo a cebola, os alhos, o azeite, programe 5 seg/vel 5 e refogue 7 min/100°C/vel 1.
Junte a carne, o bacon, a folha de louro, o sal, a pimenta, 100 g de vinho, envolva com a espátula  e programe 10 min/Varoma/ /vel. Colher inversa.

Deixe arrefecer um pouco e adiciona a salsa picada, as azeitonas e o ovo e envolva 20 seg/ na vel 3. Colher inversa. Retire e reserve.

Ligue o forno a 220°C.

Escorra o peru, com as ajuda das mãos descole a pele do peito, mas com cuidado para não a rasgar, coloque o peru no tabuleiro onde o vai assar, entre a pele e o peito barre com a manteiga com salsa que reservou e espalhe bem.

Recheie-o com o preparado de carne. Ate as patas atadas com fio de cozinha, para que o recheio não saia para fora, se achar necessário pode mesmo cozer com um fio de cozinha o peru. Regue com 300 g de vinho e leve ao forno coberto com uma folha de alumínio durante 3 horas. 
Após este tempo retire a folha de alumínio, adicione 300 g de vinho, as castanhas, as chalotas, os alperces e o ananás, misturando-os bem no molho e asse durante 1 hora ou até alourar.
Sirva o peru decorado a gosto.


Eu acompanhei com puré de batata e crumble de legumes.