Seguidores

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Rissóis de leitão

Rissóis de leitão.

Já tinha comido em alguns sítios, mas nunca tinha feito em casa, afinal comprar leitão para fazer rissóis parece-me um bocado descabido, e caro.
Mas como do almoço do dia de natal sobrou, decidi aproveitar e fazer uns rissóis.
Também queria experimentar uma nova massa de rissóis, feita com leite, algo que nunca tinha experimentado, mas que a minha prima Andreia diz que faz e que ficam ainda melhores, então foi desta que fiz, e sim a massa fica mais leve e muitos saborosos.





Ingredientes:
Massa (para esta quantidade de recheio fiz a massa 4 vezes, uma de cada vez, para a farinha ficar bem cozinhada), e a massa estica melhor morninha.
Rendeu 44 unidades, vai depender do tamanho que os faça, eu fiz grandes, como os que vimos a venda, não ficaram muito uniformes em relação ao tamanho, mas também com os miúdos doentes foi o que se conseguiu.

250 g farinha
150 g água
170gr de leite
30 g margarina
30gr de azeite
1colher de café de sal

Recheio:
600g de sobras de leitão
350gr de água
25 g maizena
30gr de molho de leitão (caso não tenha use uma colher de chá de pimenta preta e 1 colher de café de sal, para misturar na água)
200g de cebola
30gr de azeite
3 dente de alho
4 ovos, p/ panar
pão ralado, q.b. p/ panar
óleo, q.b. p/ fritar

Atenção faça a massa depois do recheio estar frio, a massa estica-se muito bem quente/morna, depois de fria torna o processo mais demorado. Por isso faça uma massa e depois quando estiver a acabar faça outra.

Preparação massa:
Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese a farinha e reserve.
Coloque no copo a água, o leite a margarina, o azeite e o sal e aqueça 5 min/100°C/vel 1.
Adicione a farinha de uma só vez e programe 20 seg/vel 4. Retire, reserve e deixe arrefecer uns minutos.

Recheio:
Coloque 300gr de leitão sem pele e sem osso na bimby e desfie 4seg/vel4, faça o mesmo para o restante. Reserve.

Coloque no copo a cebola e o alho e pique 5seg/vel5, junte o azeite e refogue 5min/100º/vel1, junte os restantes ingredientes e programe 5min/100º/vel2.
Retire e envolva na carne, deixe arrefecer.

Numa superfície polvilhada com farinha e com ajuda de um rolo, estenda a massa, recheie com o recheio e feche. Envolva os rissóis em ovo batido, e passe-os no pão ralado. Frite em óleo abundante.

Ou congele.